Os cuidados bucais devem começar bem cedo na vida. Enganados estão os pais que acham que os dentes de leite, conhecidos como dentes decíduos, não precisam de cuidados por não serem permanentes. São justamente os decíduos que guiam o nascimento dos dentes permanentes. Eles abrem espaço para a dentição definitiva. Além do mais, eles são essenciais para uma boa mastigação e para a fala.

sorriso bebe

Os primeiros dentes começam a nascer por volta do sexto mês de vida, mas os cuidados com a higiene devem começar antes. Após a amamentação noturna é recomendada uma limpeza com gaze ou uma fralda limpa na gengiva. Quando começam a nascer os dentinhos, a gaze pode ser substituída por uma dedeira (escova que os pais podem usar encaixada no dedo). A dedeira facilita a limpeza por ser menor que a escova.

A deglutição do flúor pela criança pode causar danos aos dentes permanentes em formação. Somente um dentista pode indicar com segurança o creme dental recomendado para cada fase. Os cremes dentais fluoretados devem ser introduzidos somente após os 4 anos de idade e sob orientação de um adulto para que a criança não engula a pasta de dente ou espuma dental.

A cárie de mamadeira (cárie agressiva, de rápida evolução e que provoca muita dor) é um problema muito sério e atinge cerca de 60% das crianças até 3 anos. Essa condição se desenvolve pelo hábito de deixar a criança dormir assim que termina de mamar no peito ou mamadeira. O ideal é que a higiene seja feita mesmo que a criança pegue no sono. Com cuidado, para que ela não acorde, mas jamais deixar de ser feita.

A saliva tem uma ação protetora nos dentes e ajuda a manter a boca limpa. Entretanto, durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo a rápida instalação de cáries. A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de proporcionar uma estética feia.

bebe higiene

Os pais devem ficar atentos e observar o aparecimento de manchas brancas opacas nos dentinhos dos filhos e, em caso positivo, levar imediatamente ao dentista. Essa manchinha é o início da cárie. O uso de açúcar em papinhas ou mamadeiras deve ser evitado ao máximo.

A cárie é uma doença infecciosa causada por bactéria, portanto, é muito importante que os pais EVITEM:
. assoprar a comida da criança
. compartilhar talheres
. beijar a criança na boca

Quando a criança adquire a bactéria da cárie dos pais, ela se torna portadora da mesma e, ao menor descuido, a doença irá se desenvolver.

Fonte:
Clínica Dr. Paulo Coelho Andrade
Av. Bandeirantes, 466 – Mangabeiras
Belo Horizonte – MG
(31) 3227-7076